As suposições certamente são infinitas, mas uma coisa é certa: não temos a resposta!
Como será o “novo normal”?
Vínhamos vivendo profundas transformações mediante às tendências da revolução industrial 4.0 e de repente surge um inimigo invisível com enorme poder de destruição, o coronavírus. Um inimigo que certamente contribuirá para o aceleramento de várias frentes da revolução 4.0, no entanto, por não estarmos preparados para mudanças em velocidade tão alta, poderá trazer efeitos devastadores.
Como será o pós pandemia?
Novamente afirmo: as suposições são infinitas e a única certeza que temos é que jamais será como antes. A pandemia está forçando o mundo a tomar medidas em tempo record para que possamos continuar de pé, medidas essas que estão, em muito, contribuindo para o surgimento de novos padrões, para quebra de paradigmas e para mudanças profundas na gestão, no comportamento humano, acelerando ainda mais as mudanças nos hábitos dos consumidores.
O uso da tecnologia tem sido muito importante e em alguns casos até vital para muitas empresas. Quantos dos seus clientes já aderiram ao delivery, tendo como meio para solicitações de pedidos, os aplicativos? Quanto dos seus clientes começaram a vender usando como meio de contato com os clientes, aplicativos como Facebook e Instagram?
Até o surgimento da pandemia, o comércio eletrônico, que vem crescendo a cada ano, era uma segunda opção para milhões de brasileiros. Após o surgimento, passou a ser a primeira opção. E como será quando tudo isso acabar?
Como serão as reuniões pós covid? Era normal executivos saírem de um país para outro para participar de reuniões. Hoje, com a necessidade do isolamento, o uso da videoconferência mostrou que é possível realizar reuniões em qualquer lugar do mundo sem sair da sua sala, ou do seu escritório.
Há uma relatividade muito grande entre o que é positivo e o que é negativo diante de todo esse cenário. A educação, por exemplo, está passando por um momento extremamente delicado, haja vista que o Brasil não estava preparado para uma mudança tão radical em uma área tão pobre, tão carente. Carece de equipamentos, carece de conhecimento, carece de estrutura básica desde o estado até os usuários, nesse caso, os alunos.
Conversei com uma professora recentemente a esse respeito e ela disse que está um caos, pois são existe um padrão, tudo foi feito às pressas, não houve treinamento adequado e o pior: os alunos não estão levando a sério, não estão, como ela disse, “nem aí”.
Qual o efeito de tudo isso para esses alunos?
Algum dia você acreditou que poderíamos realizar consulta médica sem estar presente em um consultório médico?
Pois é! Embora essa realidade fosse inevitável, ela chegou, mas não imaginávamos que seria como foi. E como será após convid 19?
E como será tudo após a covid 19?
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.